quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Sistemas

De forma simples podemos entender que a célula é a unidade fundamental do corpo, os tecidos são a associação de várias células semelhantes, os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função, os sistemas são a união de vários órgãos (sistema nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório, etc) e que a união de todos os sistemas formam o organismo.

Sistema linfático 

O sistema imunológico, também conhecido por sistema imunitário ou sistema imune. compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores externos, quer sejam esses biológicos, a exemplo bactérias, vírus, protozoários e fungos.


As principais células que compõem este sistema são os leucócitos, temos 4 tipos de leucócitos que são primordiais para sistema imunitário;

Macrófagos fagocitose.
Linfócitos B anticorpos.
Linfócitos T CD8 perforina,rejeição.

Linfócitos T CD4 auxiliadores.


Órgãos Linfáticos 



TIMO

É um orgão linfoepitelial situado no mediasto;atrás do externo da altura dos vasos do coração. Está sujeito a influência de vários hormônios.

MEDULA ÓSSEA
É o local onde se situam as células estaminais, que dão origem a todas as células do sistema imune e ainda dasplaquetas e eritrócitos.
É ainda o local de maturação de todas estas células, com excepção dos linfócitos T.


FONTE: http://www.cacoarteiro.com/oque/hematopoiese.jpg


Imunidade Celular

Células imunocompetente reagem e matam células que exibem na superfície; moléculas estranhas como as bactérias; células transplantadas,células malignas(cancerosas),e células infectada por vírus.

LINFÓCITOS T
Origem: na medula óssea,penetram nos capilares por movimentação ameboides, são levados pelo sangue e retidos no timo.
Funções: Capaz de destruir as células infectadas,através de uma substância chamada perforina, esses linfócitos também são responsáveis pela rejeição de tecidos quando ocorre um transplante.

Imunidade Humoral/ Adquirida 

É uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por moléculas existentes no sangue, denominadas de anticorpos, produzidos pelos linfócitos B,

LINFÓCITOS B 
Origem na medula óssea, penetram nos capilares por movimentação ameboides, são levados pelo sangue e exceto no timo.
Funções São células especializadas na produção de anticorpos; que são substâncias químicas que atuam contra microrganismo.Plasmócitos são linfócitos B maduro.



LINFÓCITOS B E LINFÓCITOS T
Ambos são produzidos na medula ósseas. Inicialmente são iguais mas posteriormente a diferenças,sobre processo de maturação:

Os linfócitos que imigram da medula para timo dão origem os linfócitos T. Imunidade celular.Os linfócitos que permanecem na medula continuam no processo maturação dão origem aos linfócitos B. Imunidade humoral.

Citocinas da resposta imunitária 

As citocinas são hormônios do sistema imunitário que permitem às células comunicar entre si e com outras de outros órgãos. São um sistema incrivelmente complexo e inteligente .
Quimiotaxias são as citocinas que atraem os leucócitos para as regiões de inflamação.

DOENÇAS AUTO-IMUNES
As doenças auto-imunes são devidas à perda da capacidade dos linfócitos T e B em distinguir os antígenos. O sistema ataca as próprias células do corpo, julgando-as invasoras.

OS LINFONODOS
Os linfonodos ou gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem espalhados pelo corpo; em diversos pontos da rede linfática, uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático. Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos.

BAÇO
Possui 4 funções fisiológicas:
Primeira: Armazenamento de Hemácias.
Segundo: Destruição das hemácias velhas, alteradas, ou parasitadas.
Terceira: Filtrar o sangue e reter microrganismo e outros corpos estranhos a serem fagocitados.
Quarta: Colocar linfócitos B e linfócito T em contato com os antígenos.

DEFESA CONTRA INVASORES
Os linfócitos T e B,e os macrófagos são células apresentadoras de antígenos.o baço é um importante órgão de defesa imunitária.
De todos os macrófagos do organismos,os do baço são os mais ativos na fagocitose de microrganismo e partículas inerentes que penetram no sangue.

TONSILAS
São órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático,incompletamente encapsulados,colocados abaixo e em contato com o epitélio das porções iniciais do trato digestivo.(boca,faringe);
Estão localizadas em posição estratégica para defender o organismo contra antígenos transportados pelo ar e pelos alimentos.iniciando uma resposta imunitária.


Sistema Circulatório 


O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

O CORAÇÃO

O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.

Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades: 
Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior; 
Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior. 

O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.





O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas: 

Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto; 
Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; 
Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio. 

Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.

Existem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso corpo: artérias, veias e capilares.

ARTÉRIAS

As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.

VEIAS 

As veias são vasos de paredes relativamente fina, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração. As veias cavas superior e inferior são as mais calibrosas do corpo humano.






Pequena circulação- Também chamada circulação pulmonar, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.

Grande circulação- Também chamada de circulação sistêmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio os diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.

Pelo que foi descrito, e para facilitar a compreensão: 
A aorta transporta sangue oxigenado do ventrículo esquerdo do coração para os diversos tecidos do corpo; 
as veias cavas (superior e inferior) transportam sangue não oxigenado dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração; 
as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado do ventrículo direito do coração até os pulmões; 
as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões até o átrio esquerdo do coração. 

Pelo lado direito do nosso coração, só passa sangue não oxigenado e, pelo lado esquerdo, só passa sangue oxigenado. Não ocorre, portanto, mistura de sangue oxigenado com o não oxigenado.

A separação completa entre esses dois tipos de sangue contribui para a manutenção de uma temperatura constante no nosso organismo. Sendo os tecidos irrigados por sangue oxigenado, não “misturado” com sangue não oxigenado, nossas células recebem uma quantidade suficiente de gás oxigênio, para “queimar” uma quantidade de alimentos capaz de fornecer o calor necessário para manter mais ou menos constante a temperatura do corpo.

VASOS CAPILARES

Os vasos capilares – muito finos (são microscópicos) e permeáveis – estão presentes nos tecidos do corpo humano, cedendo nutrientes, gás oxigênio e hormônios às células. Além disso, recolhem gás carbônico e resíduos do metabolismo celular.

Há capilares arteriais e capilares venosos. As artérias se ramificam sucessivamente, formando vasos de calibres menores chamados arteríolas. Estas continuam se ramificando e formam os capilares arteriais. Os capilares venosos, espalhados pelo nosso corpo, juntam-se até formar vênulas. As vênulas vão se unificando até formar as veias. Assim, o sangue circula em nosso organismo por um sistema fechado de vasos, pela continuidade dos capilares venosos e arteriais nos tecidos.


http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfgY8AH/sistema-imunitario-orgaos-linfaticos-claudia
http://enfermagem24hr.blogspot.com.br/2011/12/sistema-imunologico.html

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Dicas de Estudo




1) Estudar em um ambiente agradável, organizado e silencioso.

2) Sempre sentado, nunca deitado (no vídeo acima algumas dicas das mais confortáveis e corretas posições).

3) Desligar qualquer distração (Celulares, TV, radio, dentre outros aparelhos que possam desviar sua atenção).

4) Não estudar de barriga vazia e nem muito cheia.

5) Beber muita água.

6) Colocar metas de estudo (Um objetivo para cada dia).

7) Levantar e dar uma volta a cada uma hora.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Lâminas referentes a citologia e histologia

Lâmina 69 – Corte de Fígado
Coloração HE

                             
Legenda:
1 – Núcleos de hepatócitos
             

Corte de Raiz de Cebola
Coloração HE                                                           
Imagem para melhor visualização das diferentes fases da divisão mitótica:

FONTE:http://edptres.blogspot.com.br/2011/09/ola-pessoal-falaremos-sobre-divisao.html

FONTE: http://lucindamorais.blogspot.com.br/p/divisao-celular-mitose.html



Lâmina 73: Traquéia
Coloração HE

Legenda:
1 – Cílios
2 – Células caliciformes
3 – Células epiteliais
4 – Tecido conjuntivo

Classificação: Tecido Epitelial de Revestimento Pseudoestratificado Cilíndrico Ciliado com Células Caliciformes.


Lâmina 83: Epidídimo
Coloração – HE


Legenda:
1 (Seta) – Luz do túbulo + Espermatozoides
2 – Células epiteliais
3 – Tecido Conjuntivo

Classificação : Tecido Epitelial de Revestimento simples Prismático.


Lâmina 61: Duodeno
Coloração – HE

Legenda:
1 – Borda estriada
2 – Células caliciformes


Lâmina 75: Rim
Coloração – HE

Legenda:
1 – Células epiteliais
2 – Luz dos túbulos renais

Classificação: Tecido Epitelial de Revestimento Simples Cúbico.


Lâmina 57: Esôfago
Coloração – HE

Legenda:
1 – Células epiteliais
2 – Núcleos achatados na camada superficial
3 – Tecido Conjuntivo

Classificação: Tecido Epitelial de Revestimento Estratificado Pavimentoso                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
Lâmina 76: Ureter

Coloração HE

Legenda: 
1 – Tecido Conjuntivo
Seta aponta células epiteliais


Classificação: Tecido Epitelial de Revestimento de Transição Cúbico.


Lâmina 51 – Pele palmar ou plantar
Coloração HE

 Legenda:
1 – Células epiteliais
2 – Cristas epidérmicas
3 – Papila dérmica


Lâmina 14: Pele
Coloração Tricrômico de Mallory 
                 
Legenda:
1 – Epiderme: Camada corada em bonina: parte viva. 
Camada corada em vermelho: parte morta, denominada de camada córnea.
Seta aponta Derme: Fibras colágenas, corada em azul.


Lâmina 17: Tecido Adiposo Unilocular
Coloração HE
                                                                                   
Legenda:
1 – Imagem negativa das gotículas de gordura dentro da célula
2 – Núcleos Rechaçados / periféricos
3 – Vaso sanguíneo

                                   

Lâmina 22: Cartilagem Hialina
Coloração HE
         
Legenda:
1 – Grupos Isógenos / Seta aponta Condrócitos (Células arredondadas que se encontram no interior da cartilagem, formando os grupos isógenos).
2 – Pericôndrio (Tecido Conjuntivo denso ordenado que envolve a peça cartilaginosa).
3 – Condroblastos 


Lâmina 23: Cartilagem Elástica
Coloração - Verhoerff

Legenda:
Setas apontam Fibras elásticas coradas em preto
1 – Condrócitos formando grupos Isógenos

                              
Tecido Muscular Estriado Esquelético
                                 
Desenho esquemático:

FONTE:Acesso: http://blogdodalmo.wordpress.com/


Nervo
Imagem para melhor visualização:

FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962009000600010




Lâmina 15: Artéria Elástica de cão (Grande Calibre)
Coloração – Verhoeff

Legenda:
Setas apontam fibras elásticas coradas em preto
1 – Fibras musculares lisas


                              

  
                                                                   

Preparação de lâminas histológicas

A técnica histológica visa a preparação dos tecidos destinados ao estudado à microscopia de luz. O exame ao microscópio é feito geralmente por luz transmitida, o que significa que a luz deve atravessar o objeto a ser examinado. Assim, é necessária a obtenção de fragmentos dos tecidos que serão coletados em lâminas muito finas e transparentes.

Como a maioria dos tecidos é incolor, para que seja possível observá-los ao microscópio de luz, é necessário que sejam empregados corantes. Diferentes técnicas que não somente evidenciam os componentes teciduais, mas também os distinguem entre si. As técnicas de colorações, de um modo geral, se efetuam por processos físico-químicos ou puramente físicos e variam conforme a modalidade, ação, caráter, grau de ação, tempo, número de corantes e a cromatização. 

Este processo tem início com a obtenção da amostra do tecido, o corte é aderido à lâmina sendo banhado em formalina diluída na água, ocorrendo a fixação, preservando a estrutura do tecido. A próxima etapa é a desidratação, retirar a água do tecido emergindo o no álcool, um processo dividido em etapas fracionando a porcentagem do álcool até 100%, e por fim na solução de xilol, finalizando a desidratação. O próximo passo é a inclusão, confecção de um bloco de parafina solidificado em temperatura ambiente. Em seguida a microtromia (produção de cortes histológicos) corta os blocos de parafina em finíssimas tiras.

E finalmente na ultima etapa a coloração, a lamina é mergulhada no Xilol para retirar a parafina, e é mergulhado em concentrações menores de álcool causando a hidratação do tecido, então é mergulhada em uma solução tampão para posteriormente aplicar o corante.
Etapas da preparação da lâmina
FONTE: http://blogdaveterinariaa.blogspot.com.br/2012/03/histologia-obtencao-de-laminas-tecnica.html

Procede-se à coloração propriamente dita, de acordo com o número de cores conferidas às estruturas teciduais pelas colorações simples (um único corante) ou combinadas (que usam mais de um corante), estas recebem a denominação de colorações monocrômicas (uma cor), bicrômicas (duas cores), tricrômicas (três cores) ou ainda policrômicas (mais de três cores). Os componentes teciduais que se coram melhor com corantes básicos são denominados basófilos, e os que se coram com corantes ácidos acidófilos. 

Os constituintes celulares que reagem com os corantes básicos o fazem principalmente por meio de ácidos nucléicos, glicoproteínas ácidas e glicosaminoglicanas. Já os corantes básicos reagem principalmente com proteínas citoplasmáticas, grânulos citoplasmáticos, mitocôndrias e colágeno. 

Para se colorir convenientemente a célula, deve-se recorrer a um método de coloração sucessiva do núcleo e do citoplasma. A combinação mais comum de corantes usada em histologia e histopatologia é a hematoxilina e eosina (HE). A hematoxilina é um corante natural obtido das cascas de pau Campeche. Ela não é realmente um corante e deve ser oxidada em hemateína a fim de tornar-se um corante. Ademais, o corante que resulta (hematoxilina-hemateína) não tem afinidade para os tecidos. Deve ser usado um mordente, como o alumínio ou o ferro, juntamente com a mistura de hematoxilina antes que ela possa corar os tecidos. A mistura cora em azul-púrpura. A eosina é um corante sintético e produz uma coloração avermelhada. 

Nas células coradas com HE, os ácidos nucléicos presentes no núcleo são corados pela hematoxilina, corante básico, dando ao núcleo um tom azul-arroxeado. A eosina, por sua vez, um corante ácido, é atraída pelos elementos básicos das proteínas do citoplasma da célula, corando-os de róseo a vermelho. 


FONTE: 
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/31094/preparacao-de-lamina-histologica-coloracao#ixzz3I1wTSaVL

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Eventos

Escola de Veterinária da UFMG – Cursos e Eventos
Inscrições: http://www.vet.ufmg.br/

27/10: Curso de Atualização de Medicina Felina
27/10: Curso de extensão  “Cálculo de ponderadores econômicos na produção animal”
28/10: Palestra sobre Exceções no diagnóstico laboratorial da leishmaniose visceral.
28/10: Seminário “Micotoxinas: impacto en la producción y salud humana y animal”.
28/10: Ciclo de Palestras com Prof. Nammalwar Sriranganathan.
07/11: V Conferência Internacional de Medicina Veterinária do Coletivo e I Seminário: Saúde Única e Manejo Populacional Canino e Felino.
08/11: Simpósio de Melhoramento Animal e Biotecnologia.
09/11: InnoVet 2014
12/11: Simpósio de Pesquisa em Medicina Veterinária 2014
12/11: Seminário: Peste Suína Clássica
14/11: IX Congresso Nordestino de Produção Animal
20/11: 1ª Semana Acadêmica de Aquacultura
05/12: Curso Teórico e Prático sobre Afecções Podais em Bovinos.
06/12: Curso teórico-prático de Claudicação em Bovinos

Anclivepa - Calendário Científico / Cursos Mensais 2014
Inscrições: http://www.anclivepa-mg.com.br/agenda-cientifica

10/02:  Comarativo Tumor mama felinos / cão (ONCOLOGIA) - Dr. Rodrigo
17/03: Anorexia em felinos  (MED FELINA) - Dra. Myriam Iser
14/04: FIV / FeLV (MED FELINA) - Dr. Bruno Teixeira
09/06: Estadiamento doença renal crônica (NEFROLOGIA) - Dra. Tatiana Mourão
11/08: ABC do trauma (EMERGENCIA) - Dra. Fernanda dos Santos
08/09: Hemoparasitoses (INFECCIOSAS) - Dra. Mitika K. Hagwara
13/out: Gestão e negócios aplicado a medicina veterinária (GESTAO) - Claiton Nagay
10/nov: Cir Gastroentérica (CIRURGIA) - Dr. Cristiano Nicomedes

Laboratório Tecsa – Belo Horizonte
Inscrições: http://tecsa.com.br/

07/10/2014: Jornada do conhecimento - Neoplasias Cutâneas em cães e gatos.
28/10/2014: Jornada do conhecimento no Diagnóstico Laboratorial da Leishmaniose Visceral
25/11/2014: Jornada do conhecimento: Doenças Gastrointestinais em Cães e Gatos

Vídeos

Olá! 
Aqui iremos disponibilizar vídeos que podem auxilia-los na fixação dos assuntos apresentados aqui no blog!
Bons estudos!

Vídeo aula Tecido Epitelial: 
https://www.youtube.com/watch?v=x6S7yhxS4A0

Vídeo aula Tecido Conjuntivo Ósseo e Cartilaginoso:
parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=9kBSYivTqus

Video aula Tecido conjuntivo ósseo e cartilaginoso parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=tdTtMaQKtEE

Vídeo aula Tecido Adiposo: https://www.youtube.com/watch?v=0gKvNjcAGuI

Vídeo aula Tecido Muscular: https://www.youtube.com/watch?v=2JZzgqc9TIM

Vídeo aula Sistema Nervoso: https://www.youtube.com/watch?v=c03GrCk8GsE

Vídeo aula Tecido Conjuntivo Hematopoiético: https://www.youtube.com/watch?v=2KqhqtlGIYI


Entretenimento 


Parodia de Tecido Epitelial: https://www.youtube.com/watch?v=VTYZphaW2Es&spfreload=10

Parodia de Tecido Conjuntivo: http://www.youtube.com/watch?v=msUJoyt1TlY

Parodia do tecido cartilaginoso: https://www.youtube.com/watch?v=gekhpw__ALI

Parodia do tecido muscular: https://www.youtube.com/watch?v=HY-m98yMYKM


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Questionário

Questões sobre Tecido Epitelial

1- Quais são as principais funções do Tecido Epitelial?

Resposta
As principais  funções do tecido epitelial são o revestimento de superfícies (por exemplo pele), absorção de moléculas ( por exemplo, nos intestinos), secreção (nas glândulas), percepção de estímulos (por exemplo o neuro-epitélio olfatório e gustativo) e contração (exercida pelas células mioepiteliais).

2- Classifique os cílios, flagelos, estereocílios e microvilos.

Resposta
Microvilos: Quando observadas ao microscópio eletrônico a maioria das células dos vários tecidos mostra pequenas projeções do citoplasma. Essas projeções, de número muito variado, podem ser expansões curtas ou longas em forma de dedos, ou pregas de trajeto sinuoso. As células que exercem absorção intensa como as do epitélio de revestimento do intestino delgado e dos túbulos proximais dos rins, possui centenas de microvilos. Cada microvilo mede aproximadamente 1 micrômetro de comprimento e 0,08 micrômetros de espessura. No interior dos microvilos, há grupos de filamentos de actina que por meio de várias outras proteínas mantem ligações cruzadas entre si e ligações com a membrana plasmática do microvilo.
Estereocílios: São prolongamentos longos e imóveis de células do epidídimo e do ducto deferente que na verdade são microvilos longos e ramificados e que portanto não devem ser confundidos com os verdadeiros cílios. Os estereocílios aumentam a área da superfície da célula, facilitando o movimento de moléculas para dentro e para fora da célula.
Cílios e flagelos: Os cílios são prolongamentos longos e dotador de motilidade, presentes na superfície de algumas células epiteliais. Eles medem de 5 a  10 micrômetros de comprimento e 0,2 micrômetro de diâmetro. Os cílios são envolvidos pela membrana plasmática.

3- Classifique as glândulas endócrinas e exócrinas.

Resposta
As glândulas exócrinas mantem sua conexão com o epitélio do qual se originaram. esta conexão toma a forma de ductos tubulares formados por células epiteliais e através destes ductos as secreções são eliminadas, alcançando a superfície do corpo ou uma cavidade.

4- Os epitélios de revestimento podem ser classificados em relação ao número de camadas celulares e à forma das células presentes. Existem epitélios que apresentam apenas uma simples camada de células, entretanto, estas estão dispostas em diferentes alturas, conferindo ao tecido a impressão de que se trata de um epitélio formado por mais de uma célula. Esse tipo de tecido epitelial, em relação ao número de camadas celulares, recebe o nome de:
a) Tecido epitelial simples estratificado
b) Tecido epitelial cúbico
c) Tecido epitelial de transição
d) Tecido pseudoestratificado
e) Tecido epitelial estratificado

Resposta
A – Errada – O epitélio não pode ser simples e estratificado ao mesmo tempo.
B – Errada – O epitélio em questão não se refere à forma da célula e sim ao número de camadas.
C – Errada – O epitélio de transição se relaciona a células que mudam de forma, não sendo o caso da questão.
D – Correta – O epitélio mencionado é um falso (pseudo) estratificado, justificando o nome que recebe pseudoestratificado.
E – Errada – A questão deixa bem claro que o tecido em questão é simples, formado por apenas uma camada de células.

5- Com relação ao tecido epitelial, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta:
I. Possui células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular.
II. Desempenha as funções de proteção, revestimento e secreção.
III. É rico em vasos sanguíneos, por onde chegam o oxigênio e os nutrientes para suas células.

a) somente I e III são verdadeiros
b) somente II e III são verdadeiros
c) somente I e II são verdadeiros
d) somente um deles é verdadeiro
e) todos são verdadeiros

Resposta
A – Errada – O tecido epitelial não possui vascularização.
B – Errada – O tecido epitelial não possui vascularização.
C – Correta – As características apresentadas são comuns ao tecido epitelial.
D – Errada – As alternativas I e II são verdadeiras.
E – Errada – A alternativa III está incorreta.

6- Diferencie as glândulas merócrinas, holócrinas ou apócrinas.

Resposta
Merócrinas: a secrção é liberada pela célula por meio de exocitose, sem perda de outro material celular  por exemplo o pâncreas.

Holócrinas: o produto de secreção é eliminado juntamente com toda a célula, processo que envolve a destruição de células repletas de secreção.

Apócrina: é um tipo intermediário, encontrado nas glândulas mamárias em que o produto da secreção é descarregado junto com porções do citoplasma apical.

Questões sobre Tecido Ósseo

1-Qual a composição do periósteo?
A camada mais superficial do periósteo contém principalmente fibras colágenas e fibroblastos. As fibras de Sharpey são feixes de fibras colágenas do periósteo quepenetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso. Na parte mais profunda, o periósteo é mais celular e apresenta células osteo progenitoras, que se multiplicam por mitose e se diferenciam em osteoblastos, desempenhando papel no crescimento e reparação dos ossos.

2-Qual a constituição do endósteo?
Camada de células osteogênicas achatadas revestindo as cavidades do ossoesponjoso, o canal medular, os canais de Havers e os de Volkmann.

3-Quais a funções do periósteo e endósteo?
Nutrição do tecido ósseo e fornecimento de osteoblastos para o crescimento e reparação dos ossos.

4-O que são (a) osso compacto, (b) osso esponjoso, (c) epífise, (d) diáfise e (e) osso cortical?
(a) Sem cavidades visíveis a olho nu; (b) com cavidades visíveis a olho nu; (c) extremidades dos ossos longos; (d) parte cilíndrica dos ossos longos; (e) osso compacto nos ossos longos.

5-Onde estão o osso compacto e o esponjoso nos ossos (a) longos, (b) curtos e (c) achatados?
(a) diáfisee epífise; (b) superfície e centro; (c) tábuas interna e externa, díploe (meio).

6-Onde está localizada a medula óssea nos ossos longos? Quais as características?
Nas cavidades do osso esponjoso e no canal medular da diáfise. Nos recém-nascidos, é vermelha devido ao alto teor de hemácias e produção ativa dessas células. Com o avanço da idade, vai diminuindo esta atividade e é invadida por tecido adiposo, quando adquire a cor amarelada.

7-Qual a estrutura do sistema de Havers?
Cilindro paralelo à diáfise, formado por lamelas ósseas concêntricas. No centro, o canal de Havers revestidopor endósteo, contendo vasos e nervos.

8-Para que servem os canais de Volkmann?
Para unir os canais de Havers entre si, com a cavidade medular ou com a superfície externa do osso.

9- Qual a função do tecido ósseo?
Constitui o esqueleto, serve de suporte para as partes moles do corpo, protege os órgãos vitais, aloja e protege a medula óssea, apóia os músculos esqueléticos, sistema de alavanca que amplia as forças geradas na cntração muscular, depósito de cálcio e fosfato.

10- O que é matriz óssea, osteócitos e osteoclastos?
Matriz óssea é o material extracelular calcificado.
Osteócitos são células do tecido ósseo situadas em cavidades ou lacunas- uma para cada lacuna.
Osteoclastos são células gigantes, móveis e multinucleadas que reabsorvem o tecido ósseo, participando do processo de remodelação dos ossos.

FONTE:
http://nutri-ric.blogspot.com.br/2010/11/estudo-dirigido-histologia-tecido-osseo.html

Questões sobre Tecido  Cartilaginoso

1- Descreva o tecido cartilaginoso quanto a:
a) Funções:
Suporte, revestimento, formação e crescimento ósseo.

b) Características morfológicas:
Grande quantidade de matriz extracelular, pouca celularidade ( baixa quantidade de células), avascularizado, matriz homogênea (consistência semi-rígida).

2-Descreva a matriz cartilaginosa.
Matriz cartilaginosa se refere aos componentes estruturais onde estão contidos células, uma espécie de rede de tecidos e substâncias, dando sustentação ao tecido como um todo.

3-Diferencie os dois tipos de células da cartilagem, condroblastos de condrócitos.
Condroblastos produz fibras colágena e a matriz cartilaginosa. Condrócitos mantém a matriz integra; Após a formação da cartilagem, a atividade dos condroblastos diminui e eles sofrem uma pequena retração de volume passando a se chamar condrócitos.

4-Explique o que é pericôdrio, incluindo do que é constituído e quais são suas funções.
Camada de tecido conjuntivo denso ordenado que recobre as cartilagens hialina, exceto as articulares. Responsável pela nutrição, oxigenação e remoção dos resíduos do metabolismo. Fonte de novos condrócitos. Parte mais próxima á cartilagem, rico em células semelhantes ao fibroblasto.

5- Como ocorre a nutrição das células da cartilagem?
Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos. A nutrição das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.

6- Quais são os tipos de cartilagens encontradas no corpo. Dê exemplos de suas localizações.
Cartilagem Hialina: Tipo de cartilagem mais freqüente no ser humano. No embrião constitui o primeiro esqueleto. Durante a fase de crescimento, o disco epifisário, ossificação encocondral. No adulto a parede das fossas nasais, traquéia e brônquios, extremidade ventral das costelas e superfície articulares dos ossos longos.

Cartilagem elástica: É encontrada no pavilhão auditivo, na tuba auditiva, epiglote e laringe. A cartilagem elástica é semelhante à hialina. Inclui abundante rede de fibras elásticas, além das fibrilas de colágeno tipo II.

Cartilagem fibrosa: É encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos, e na sínfise pubiana, está sempre associado ao tec. conjuntivo denso.

7- Como ocorre o crescimento intersticial e aposicional.
Crescimento intersticial: ocorre por divisão mitótica dos condrócits preexistentes, só ocorre nas primeiras fases de vida da cartilagem se tornando cada vez mais rígida, esse tipo de crescimento acaba tornando inviável.
Crescimento aposicional: que se faz a partir das células do pericôndrio se diferenciam em condrócitos que são adicionados a cartilagem.

8- Como ocorre a diferenciação das cartilagens?
A diferenciação dá-se do centro para a periferia, de modo que as células mais centrais já apresentam características de condrócitos, enquanto que as mais periféricas são ainda condroblastos típicos. Quem forma o pericôndrio é o mesênquima superficial.

FONTE:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-Dirigido-Tecido-%C3%93sseo/493404.html
http://medgama.blogspot.com.br/2010/07/tecido-cartilaginoso.html



Questões sobre Tecido Adiposo

1)Nos mamíferos, as células podem organizar-se em tecidos classificados como epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso. Sobre esses tecidos, é INCORRETO afirmar:

a) Os tecidos adiposo, ósseo e sanguíneo, embora apresentem funções e morfologias bem distintas, têm a mesma origem.
b) O tecido muscular liso é formado por células fusiformes, mononucleadas e de contração rápida e voluntária.
c) O tecido nervoso é constituído por dois tipos celulares principais: os neurônios e as células da neuroglia.
d) Os tecidos epiteliais são caracterizados pela ausência de substâncias intercelulares.

resposta:[B]

2)A obesidade já se transformou num problema de saúde pública em vários países do mundo. As células que acumulam gordura no corpo chamam-se células adiposas ou adipócitos. Quanto às características dos adipócitos em adultos, é INCORRETO afirmar que:

a) aumentam em número com a alimentação excessiva.
b) são capazes de converter carboidratos em gordura.
c) fazem parte de um tecido ricamente vascularizado.
d) têm função de armazenar energia química para o organismo.
e) são um tipo de célula do tecido conjuntivo frouxo.

resposta:[A]

3)Considere as afirmações abaixo sobre o tecido conjuntivo adiposo em seres humanos.

I - Ele é originado a partir de células do ectoderma do embrião.
II - Um súbito emagrecimento provoca a redução do número de adipócitos no corpo.
III - Crianças recém-nascidas são protegidas do frio pela presença de um tecido adiposo multilocular, rico em mitocôndrias.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

resposta:[C]

4)"Até recentemente acreditava-se que o tecido adiposo tinha apenas a função de armazenar lipídios, servindo como uma reserva energética. No entanto, novas pesquisas vêm mudando essa idéia, ao revelar que os adipócitos têm importante participação nos mecanismos que regulam a concentração de glicose no sangue. Essa atuação recém descoberta do tecido adiposo também está relacionada ao diabetes melito tipo 2. Os novos estudos revelaram que os adipócitos produzem e liberam no sangue dezenas de diferentes fragmentos de proteínas que agem como hormônios ou agentes inflamatórios (citocinas) e regulam a ação da insulina nos outros tecidos. Quando a captação de glicose pelo adipócito é impedida, por exemplo, ocorre resistência à insulina no tecido muscular. Já o maior uso de glicose no tecido adiposo leva a um aumento significativo da sensibilidade à insulina e da tolerância à glicose no tecido muscular. Os estudos comprovam, portanto, a associação entre obesidade e diabetes.
("Ciência Hoje", v. 40, junho de 2007. [Adapt.].)

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) alterações nas funções de liberação de insulina pelos adipócitos interferem na absorção da glicose pelas células, podendo promover o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Essa doença se caracteriza pela redução do número de células beta do pâncreas, o que diminui a capacidade desse órgão de produzir insulina e leva a um aumento da concentração de glicose no sangue.
b) a obesidade está fortemente associada à incidência de diabetes melito tipo 2, uma vez que o excesso de gordura leva a uma disfunção do tecido adiposo, promovendo resistência à ação da insulina e, conseqüentemente, ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Essa doença se caracteriza pela redução do número de células produtoras de insulina do pâncreas.
c) alterações nas funções de liberação de insulina pelos adipócitos interferem na absorção da glicose pelas células, podendo promover o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Essa doença se caracteriza pela redução do número de receptores de insulina nas membranas das células musculares e adiposas, diminuindo sua capacidade de absorver a glicose do sangue.
d) a absorção de glicose pelo pâncreas fica comprometida em pessoas obesas, pois a disfunção do tecido adiposo promove um descontrole no metabolismo da glicose, bem como uma diminuição na produção de hormônios que regulam a ação da insulina. Esse comprometimento na ação da insulina promove um aumento na concentração de glicose no sangue, o que caracteriza a diabete tipo 2.
e) alterações nas funções de captação de glicose pelas células de gordura interferem na ação da insulina, podendo promover o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Essa doença se caracteriza pela redução do número de receptores de insulina nas membranas das células musculares e adiposas, diminuindo sua capacidade de absorver a glicose do sangue.

resposta:[E]

5)"No alvorecer da humanidade, e durante muito tempo da nossa história, as refeições foram literalmente um vale tudo. Pelo fato dos seres humanos terem evoluído num mundo onde a disponibilidade de alimentos era apenas intermitente, a sobrevivência exigiu que tivéssemos a capacidade de armazenar energia para épocas de escassez. O tecido adiposo, familiarmente conhecido como gordura, é o órgão especializado para essa tarefa. Nossa capacidade de armazenar gordura continua essencial à vida e pode permitir que uma pessoa sobreviva à fome por meses. Na história humana recente, contudo, a quantidade de energia acumulada como gordura está aumentando em muitas populações. Obesidade é o nome que damos quando o armazenamento de gordura se aproxima de um nível que compromete a saúde de uma pessoa."
("SCIENTIFIC American". Especial: Alimentos, saúde e nutrição. Out. 2007. p. 46.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Restringir as gorduras insaturadas - encontradas, por exemplo, na carne bovina, nos embutidos, na margarina, assim como nas gorduras de laticínios - diminuem o risco de doença cardíaca coronariana.
II. O glicogênio é uma forma importante de armazenamento de energia, o que se justifica por dois motivos básicos: ele pode fornecer combustível para o metabolismo de carboidrato muito rapidamente, enquanto a mobilização de gordura é lenta; e, talvez o mais importante, o glicogênio pode prover energia sob condições anóxicas.
III. A totalidade de depósitos de gordura em adipócitos é capaz de extensa variação, conseqüentemente, permitindo mudanças de necessidades do crescimento, reprodução e envelhecimento, assim como flutuações nas circunstâncias ambientais e fisiológicas, tais como a disponibilidade de alimentos e a necessidade do exercício físico.
IV. O tecido adiposo aumenta: pelo aumento do tamanho das células já presentes quando o lipídeo é adicionado, fenômeno este conhecido como hiperplasia; ou pelo aumento do número de células, fenômeno conhecido como hipertrofia.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

resposta:[B]

6)As células adiposas pertencem ao tecido
a) ósseo.
b) nervoso.
c) muscular.
d) conjuntivo.

resposta:[D]

FONTE: http://www.professor.bio.br/provas_topicos.asp?topico=Tecido%20Adiposo

Questões sobre Tecido Muscular

1 - Sobre o tecido muscular indique a alternativa que não apresenta informação(s) falsa(s):
A) Sarcolema e retículo sarcoplasmático são termos especiais presentes no estudo do tecido muscular e referem-se, respectivamente, à membrana plasmática e ao retículo endoplasmático rugoso.

B) O tecido muscular possui moderada quantidade de matriz extracelular e sua função principal é o revestimento de superfícies ou de cavidades corporais.

C) O músculo cardíaco está intrinsecamente ligado a um órgão vital, o coração, e como tal, apresenta alta capacidade regenerativa, pois danos em tal órgão podem ser mortais.

D) As células musculares lisas são as únicas células com propriedades contráteis ao longo do organismo humano.

E) A resposta regenerativa menos eficiente é exibida pelo músculo liso, processo no qual participam os pericitos.

2 - A seguir, foram feitas algumas afirmações relacionadas ao músculo esquelético. Considere-as:
I – Atividades físicas como a caminhada estimulam o crescimento das fibras musculares lisas pela proliferação de novas células.
II – As células estriadas esqueléticas possuem morfologia cilíndrica e uniforme em toda sua extensão e estão dispostas paralelamente umas das outras.
III – Endomísio, perimísio e epimísio são membranas de tecido epitelial que revestem, respectivamente, as fibras musculares, o feixe de fibras musculares e o músculo em si.

Marque a alternativa que melhor corresponde ao teor de veridicidade das proposições:

A) Apenas I é falsa.
B) Apenas II é falsa.
C) Todas são falsas.
D) Apenas III é verdadeira.
E) I e II são falsas.

3 - “O desenho das células musculares estriadas é tão eficiente que algumas são capazes de se contrair e de se relaxar mais de cem vezes por segundo e de produzir um trabalho mil vezes superior a seu peso” – Di Fiore, 2001.Sobre o desenho das fibras musculares estriadas, assinale a alternativa incorreta:

A) Sob análise de um microscópio de polarização, o tecido muscular estriado apresentar-se-ia divido em regiões escuras, denominadas de bandas A, e em regiões claras, chamadas de bandas I.
B) A linha M possui densidade semelhante à banda A e é encontrada em posição central à banda ou faixa H.
C) A actina G é formada por monômeros de actina F que se combinam de forma assimétrica, ou seja, a frente de um monômero é ligada à parte posterior do outro.
D) Filamentos de actina partem dos discos Z e geralmente são mais espessos que filamentos de miosina, os quais estão dispostos longitudinalmente nas miofibrilas.
E) Miofribilas são componentes do citoesqueleto ligados à atividade mecânica das células musculares estriadas.

4 - Há algumas proteínas que compõem as miofibrilas do músculo estriado, dentre elas: actina, miosina, tropomiosina e troponina. Em se tratando destas proteínas, assinale a combinação de V ou F que mais corresponde com a verdade.

I – Sob ação de enzimas específicas, a molécula de miosina pode ser divida em dois fragmentos de meromiosina leve.
II – A polimerização da actina G é devida à interação com o polipeptídeo TnI, o qual liga-se àquela molécula no local de maior interação da mesma com a miosina.
III – TnI, TnC e TnA são polipeptídios globosos que, juntos, compõem uma molécula de troponina.
IV – A tropomiosina é considerada o gatilho da contração muscular, pois, quando estimulada, altera sua forma, de modo a permitir o deslizamento das cabeças de miosina sobre a actina.

A) F – F – V – F
B) F – F – F – F
C) F – V – V – F
D) F – V – F – V
E) V – F – V – F

5 - Qual seria a imediata e hipotética conseqüência derivada de um grave defeito ou mesmo da inexistência do sistema T?

A) Incapacidade de armazenamento dos íons cálcio.
B) Incorreta ligação entre os filamentos de actina a proteínas da membrana plasmática muscular.
C) Não-transferência de íons cálcio para dentro do retículo sarcoplasmático.
D) Contração muscular primeiramente na periferia do músculo.
E) Impossibilidade de ligação da molécula de ATP à ATPase da miosina.

6 -Assinale a alternativa que não corresponde ao mecanismo de contração do músculo estriado esquelético:

A) Na falta de ATP, a actina permanece unida à miosina conferindo ao músculo rigidez acentuada.
B) A contração é iniciada na banda anisótropa ou birrefrigerante.
C) A combinação das moléculas de miosina e ATP resulta na liberação de ADP, fosfato inorgânico e energia.
D) Os filamentos grossos e finos sobrepõem-se uns aos outros, à medida que o comprimento deles diminui.
E) Durante a contração, as bandas I e H diminuem de tamanho.

7 - Analise as proposições abaixo e, em seguida, marque a alternativa que contem a combinação correta da ordem esperada dos acontecimentos e da(s) proposição (proposições) que não ocorre (ocorrem) em um sistema real.


1 – Repetição do processo e encurtamento da fibra muscular.
2 – A actina liga-se à miosina.
3 – Filamento fina desliza sobre o filamento grosso.
4 – Combinação de cálcio com a subunidade TnC da troponina.
5 – Mudança conformacional na molécula de tropomiosina, expondo os locais de ligação da actina para com a miosina.
6 – Deslizamento da porção globular da miosina.
7 – Combinação entre actina e ATP, resultando na formação de ADP e energia.

A) 4 – 5 – 2 – 6 – 3 – 1 e a proposição incorreta é a 7.
B) 4 – 2 – 6 – 3 – 1 e as proposições incorretas são 5 e 7.
C) 4 – 2 – 6 – 1 e as proposições incorretas são 3, 5 e 7.
D) 2 – 4 – 6 – 3 – 7 – 1 e a proposição incorreta é a 5.
E) 4 – 5 – 2 – 6 – 1 e as proposições incorretas são 3 e 7.

8 - Sobre o músculo liso, é incorreto afirmar que:

A) Fatores endócrinos e neuronais são os principais reguladores de sua contração.
B) Ainda sobre sua contração, é correto afirmar que ela é mais diferente do que semelhante se comparada à do músculo esquelético.
C) É característica a presença de células fusiformes circundadas por lâmina externa.
D) São distinguidos dois tipos principais de acordo com o arranjo e velocidade da contração – tônico e fásico.
E) É pouco presente em órgãos que compõem o sistema respiratório e os vasos sanguíneos.

9 - “A constrição dos brônquios na asma é causada por uma hiperatividade das células musculares X nas paredes das vias aéreas pequenas. Este quadro pode ser revertido pela administração de medicamentos beta-agonistas que, ao agirem nos receptores celulares, causam Y da musculatura Z” – Steves e James, 2001. As incógnitas X, Y e Z são, correta e respectivamente, substituídas pelos termos:

A) lisas, relaxamento, lisa.
B) estriadas esqueléticas, relaxamento, estriada.
C) lisas, contração, estriada.
D) estriadas esqueléticas, contração, lisa.
E) lisas, contração, lisa.

10 - As células musculares, também denominadas fibras musculares são longas e estreitas quando relaxadas, produzem contrações capazes de movimentar partes do corpo, inclusive órgãos internos (Moore L.K., Dalley A.F., 4ª Ed.). Essas contrações são importantes para o correto funcionamento do organismo. Em relação às funções do tecido muscular assinale a alternativa que se encaixa como função deste tipo de tecido:

A) Movimentação do corpo.
B) Transmissão de impulsos sensoriais.
C) Barreira de proteção à invasão de organismos estranhos.
D) Sustentação de estruturas corpóreas.
E) Fonte de energia para o organismo.

Respostas:
1 ) Letra e
2) Letra c
3) Letra d
4) Letra a
5) Letra d
6) Letra d
7) Letra b
8) Letra e
9) Letra a
10) Letra a

FONTE: http://www.institutododelta.com.br/?page_id=2246


Questões sobre Tecido Nervoso

1. São células MAIS DIFERENCIADAS e com MENOR capacidade de reprodução:
a) neurônios
b) epiteliais de revestimento
c) hepatócitos
d) fibroblastos
resposta:A

2. A célula representada pode desempenhar todas as funções a seguir, EXCETO:



a) Coordenar funções orgânicas
b) Secretar hormônio
c) Controlar glândulas exócrinas
d) Armazenar as informações captadas do meio em seu material genético.


resposta:D

3. A figura a seguir representa uma célula de um tecido humano que coordena funções importantes para a vida do indivíduo.

4. Escolha a(s) alternativa(s) correta(s) com relação aos tecidos animais.
01. O tecido adiposo, originado da mesoderme, constitui uma reserva de material energético em processo de renovação.
02. O tecido conjuntivo, originado da mesoderme, apresenta, entre outros tipos de células, fibroblastos e plasmócitos.
04. O tecido muscular liso, originado da endoderme, possui contração controlada pelo sistema nervoso central.
08. O tecido cartilaginoso, originado da mesoderme, possui células especiais chamadas condrócitos.
16. O tecido epitelial de revestimento do tubo digestivo, originado da ectoderme, possui vascularização intensa.
32. O tecido nervoso, originado da ectoderme, apresenta, entre outros tipos de células, astrócitos.

     resposta:V V F V F V

5. Associe os tipos de tecidos da Coluna I com as características da Coluna II:


Coluna I
1. tecido sangüíneo
2. tecido ósseo
3. tecido muscular
4. tecido nervoso
5. tecido epitelial
6. tecido conjuntivo

Coluna II
A. células envoltas por matriz sólida
B. células alongadas que contêm moléculas protéicas de actina e miosina dispostas em miofibrilas
C. células isoladas mergulhadas no plasma
D. células alongadas com corpo celular e muitas ramificações
E. células esparsas mergulhadas em substância fundamental gelatinosa que contém fibras protéicas
F. células justapostas, poliédricas e com uma finíssima camada cimentante

A associação correta é:
a) 1C; 2A; 3B; 4D; 5F; 6E
b) 1E; 2A; 3B; 4F; 5C; 6D
c) 1E; 2B; 3D; 4F; 5A; 6C
d) 1C; 2A; 3D; 4F; 5B; 6E
e) 1C; 2E; 3B; 4D; 5F; 6A

resposta:A



6. Nas alternativas a seguir, estão correlacionados alguns tipos de células e os tecidos onde as mesmas são encontradas. Uma destas associações está INCORRETA. Assinale-a.


resposta:A


7. Com relação aos tecidos de animais superiores, pode-se afirmar que:
I - os linfócitos são produzidos na medula óssea vermelha.
II - o músculo liso é formado por células fusiformes com núcleo central.
III - os oligodendrócitos produzem mielina no sistema nervoso central.
IV - os osteoblastos produzem a parte orgânica da matriz óssea.
V - as glândulas endócrinas lançam sua secreção para ductos.
Assinale a alternativa com a seqüência correta
a) I, II e III estão corretas
b) II, III e IV estão corretas
c) III, IV e V estão corretas
d) I, IV e V estão corretas
e) I, II e V estão corretas


resposta:B

8. Sabemos que a fibra nervosa é formada pelo axônio e dobras envoltórias de diferentes células no SNC e no SNP, que são, respectivamente:
a) oligodendrócitos e astrócitos fibrosos.
b) oligodendrócitos e Células de Schwann.
c) astrócito protoplasmáticos e micróglia.
d) astrócitos protoplasmáticos e astrócitos fibrosos.
e) Células de Schwann e micróglia.

resposta:B

FONTE:http://professor.tirinto.uni5.net/provas_questoes.asp?section=Histologia&curpage=2