quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Sistemas

De forma simples podemos entender que a célula é a unidade fundamental do corpo, os tecidos são a associação de várias células semelhantes, os órgãos são a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função, os sistemas são a união de vários órgãos (sistema nervoso, linfático, esquelético, respiratório, tegumentar, circulatório, etc) e que a união de todos os sistemas formam o organismo.

Sistema linfático 

O sistema imunológico, também conhecido por sistema imunitário ou sistema imune. compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores externos, quer sejam esses biológicos, a exemplo bactérias, vírus, protozoários e fungos.


As principais células que compõem este sistema são os leucócitos, temos 4 tipos de leucócitos que são primordiais para sistema imunitário;

Macrófagos fagocitose.
Linfócitos B anticorpos.
Linfócitos T CD8 perforina,rejeição.

Linfócitos T CD4 auxiliadores.


Órgãos Linfáticos 



TIMO

É um orgão linfoepitelial situado no mediasto;atrás do externo da altura dos vasos do coração. Está sujeito a influência de vários hormônios.

MEDULA ÓSSEA
É o local onde se situam as células estaminais, que dão origem a todas as células do sistema imune e ainda dasplaquetas e eritrócitos.
É ainda o local de maturação de todas estas células, com excepção dos linfócitos T.


FONTE: http://www.cacoarteiro.com/oque/hematopoiese.jpg


Imunidade Celular

Células imunocompetente reagem e matam células que exibem na superfície; moléculas estranhas como as bactérias; células transplantadas,células malignas(cancerosas),e células infectada por vírus.

LINFÓCITOS T
Origem: na medula óssea,penetram nos capilares por movimentação ameboides, são levados pelo sangue e retidos no timo.
Funções: Capaz de destruir as células infectadas,através de uma substância chamada perforina, esses linfócitos também são responsáveis pela rejeição de tecidos quando ocorre um transplante.

Imunidade Humoral/ Adquirida 

É uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por moléculas existentes no sangue, denominadas de anticorpos, produzidos pelos linfócitos B,

LINFÓCITOS B 
Origem na medula óssea, penetram nos capilares por movimentação ameboides, são levados pelo sangue e exceto no timo.
Funções São células especializadas na produção de anticorpos; que são substâncias químicas que atuam contra microrganismo.Plasmócitos são linfócitos B maduro.



LINFÓCITOS B E LINFÓCITOS T
Ambos são produzidos na medula ósseas. Inicialmente são iguais mas posteriormente a diferenças,sobre processo de maturação:

Os linfócitos que imigram da medula para timo dão origem os linfócitos T. Imunidade celular.Os linfócitos que permanecem na medula continuam no processo maturação dão origem aos linfócitos B. Imunidade humoral.

Citocinas da resposta imunitária 

As citocinas são hormônios do sistema imunitário que permitem às células comunicar entre si e com outras de outros órgãos. São um sistema incrivelmente complexo e inteligente .
Quimiotaxias são as citocinas que atraem os leucócitos para as regiões de inflamação.

DOENÇAS AUTO-IMUNES
As doenças auto-imunes são devidas à perda da capacidade dos linfócitos T e B em distinguir os antígenos. O sistema ataca as próprias células do corpo, julgando-as invasoras.

OS LINFONODOS
Os linfonodos ou gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que existem espalhados pelo corpo; em diversos pontos da rede linfática, uma rede de ductos que faz parte do sistema linfático. Atuam na defesa do organismo humano e produzem anticorpos.

BAÇO
Possui 4 funções fisiológicas:
Primeira: Armazenamento de Hemácias.
Segundo: Destruição das hemácias velhas, alteradas, ou parasitadas.
Terceira: Filtrar o sangue e reter microrganismo e outros corpos estranhos a serem fagocitados.
Quarta: Colocar linfócitos B e linfócito T em contato com os antígenos.

DEFESA CONTRA INVASORES
Os linfócitos T e B,e os macrófagos são células apresentadoras de antígenos.o baço é um importante órgão de defesa imunitária.
De todos os macrófagos do organismos,os do baço são os mais ativos na fagocitose de microrganismo e partículas inerentes que penetram no sangue.

TONSILAS
São órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático,incompletamente encapsulados,colocados abaixo e em contato com o epitélio das porções iniciais do trato digestivo.(boca,faringe);
Estão localizadas em posição estratégica para defender o organismo contra antígenos transportados pelo ar e pelos alimentos.iniciando uma resposta imunitária.


Sistema Circulatório 


O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.

O CORAÇÃO

O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.

Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades: 
Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior; 
Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior. 

O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.





O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas: 

Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto; 
Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração; 
Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio. 

Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.

Existem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso corpo: artérias, veias e capilares.

ARTÉRIAS

As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.

VEIAS 

As veias são vasos de paredes relativamente fina, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração. As veias cavas superior e inferior são as mais calibrosas do corpo humano.






Pequena circulação- Também chamada circulação pulmonar, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.

Grande circulação- Também chamada de circulação sistêmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio os diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.

Pelo que foi descrito, e para facilitar a compreensão: 
A aorta transporta sangue oxigenado do ventrículo esquerdo do coração para os diversos tecidos do corpo; 
as veias cavas (superior e inferior) transportam sangue não oxigenado dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração; 
as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado do ventrículo direito do coração até os pulmões; 
as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões até o átrio esquerdo do coração. 

Pelo lado direito do nosso coração, só passa sangue não oxigenado e, pelo lado esquerdo, só passa sangue oxigenado. Não ocorre, portanto, mistura de sangue oxigenado com o não oxigenado.

A separação completa entre esses dois tipos de sangue contribui para a manutenção de uma temperatura constante no nosso organismo. Sendo os tecidos irrigados por sangue oxigenado, não “misturado” com sangue não oxigenado, nossas células recebem uma quantidade suficiente de gás oxigênio, para “queimar” uma quantidade de alimentos capaz de fornecer o calor necessário para manter mais ou menos constante a temperatura do corpo.

VASOS CAPILARES

Os vasos capilares – muito finos (são microscópicos) e permeáveis – estão presentes nos tecidos do corpo humano, cedendo nutrientes, gás oxigênio e hormônios às células. Além disso, recolhem gás carbônico e resíduos do metabolismo celular.

Há capilares arteriais e capilares venosos. As artérias se ramificam sucessivamente, formando vasos de calibres menores chamados arteríolas. Estas continuam se ramificando e formam os capilares arteriais. Os capilares venosos, espalhados pelo nosso corpo, juntam-se até formar vênulas. As vênulas vão se unificando até formar as veias. Assim, o sangue circula em nosso organismo por um sistema fechado de vasos, pela continuidade dos capilares venosos e arteriais nos tecidos.


http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfgY8AH/sistema-imunitario-orgaos-linfaticos-claudia
http://enfermagem24hr.blogspot.com.br/2011/12/sistema-imunologico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário