segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Células serosas, Células Secretoras de Muco e Células Secretoras de Esteróides

Células Serosas

As células acinosas e das glândulas salivares parótidas são exemplos de células serosas. As células serosas são poliédricas ou piramidais, tem núcleos centrais arredondados e polaridade bem definida. a região basal destas células exibe uma intensa basofilia que resulta do grande acúmulo neste local do retículo endoplasmático rugoso granuloso sob forma de conjuntos paralelos de cisternas associadas a abundantes polirribossomos. Na região apical há um complexo de Golgi bem desenvolvido e muitas vesículas arredondadas, envolvidas por membrana e conteúdo rico em proteínas chamadas vesículas ou grânulos de secreção. Em células que produzem enzimas digestivas (por exemplo, células acinosas do pâncreas) estas vesículas são chamadas de grânulos de zimogênio. Das cisternas do aparelho de Golgi brotam grandes grânulos de secreção imaturos, também chamados grânulos de condensação, envolvidos por membrana. A medida que a água é retirada dos grânulos, eles se tornam mais densos eles se tornam mais densos, transformando-se nos  grânulos de secreção maduros, que são armazenados ate que a célula é estimulada a secretar. Quando as células liberam seus produtos da secreção, a membrana dos grânulos de secreção se fundem com a membrana plasmática e o conteúdo do grânulo é colocado para fora da célula por exocitose.

Figura 1 Glãndula parótida, glândula serosa pura 2, acinos serosos 1. Fonte: http://histologia.icb.ufg.br/diges/open.htm


Células Secretoras de Muco

A célula secretora de muco mas bem estudada é a célula caliciforme dos intestinos. Esta célula possui numerosos grânulos de grande tamanho, que se coram fracamente e contêm muco, que é constituído por glicoproteínas intensamente hidrofílicas. Os grânulos de secreção preenchem a região apical da célula e o núcleo fica normalmente situado na região basal. O aparelho de Golgi localizado logo acima do núcleo, é muito desenvolvido, indicativo de seu importante papel nesta célula. Dados obtidos por auto-radiografia indicam que as proteínas são sintetizadas na base da célula onde está a maior parte do retículo endoplasmático. Monossacarídeos são acrescentados à proteínas por enzimas glicosiltransferases, presentes no retículo endoplasmático e no aparelho de Golgi. Quando a secreção é liberada pela célula, ela se torna altamente hidratada e forma um muco, um gel viscoso, elástico e lubrificante. A célula caliciforme dos intestinos é somente um dos tipos de células que sintetizam muco. Outros tipos estão presentes no estômago, glândulas salivares, trato respiratório, trato respiratório e trato genital.


Figura 2; Células caliciformes (C) do intestino delgado. Fonte:http://www.vegarcez.com.br/epitelio.htm

Células Secretoras de Esteróides

As Células que secretam esteróides são encontradas em vários órgãos do corpo ( por exemplo, testículos, ovários, adrenais). São células endócrinas especializadas em sintetizar e secretar esteróides com atividade hormonal e tem as seguintes características:
1- São células acidófilas poliédricas ou arredondadas, com um núcleo central e citoplasma que frequentemente, mas nem sempre possui muitas gotículas de lipídeos.
2- O citoplasma das células secretoras de esteróides possui abundante retículo endoplasmático liso formado por túbulos anastomosados. Esta organela contém as enzimas necessárias para sintetizar colesterol a partir de acetato e de outros substratos e também para transformar a pregnenolona produzida nas mitocôndrias em andrógenos, estrógenos e progestágenos.
3- As mitocôndrias esféricas ou alongadas destas células normalmente contêm cristas tubulares em lugar das cristas em forma de prateleiras comumente encontradas nas mitocôndrias de outras células. Além de ser o local principal de produção de energia para as funções celulares, esta organela têm não só as enzimas necessárias para clivar a cadeia lateral do colesterol e produzir pregnenolona, mas também para participar das reações subsequentes que resultam na produção de hormônios esteróides. O processo de sintese de esteróides resulta, portanto, da colaboração íntima entre o retículo endoplasmático liso e as mitocôndrias.

Figura 3; Esquema de célula secretora de esteróide. Fonte: Histologia básica Junqueira e Carneiro 11° Edição.

4 comentários: