segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tecido Nervoso

O tecido nervoso é distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações , que constitui o sistema nervoso .
Anatomicamente dividindo-se em sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo, constituintes neurais do sistema fotorreceptor  e medula espinhal.
E o sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e pequenos agregados de células nervosas denominadas de gânglios nervosos.
O tecido nervoso apresenta dois componentes principais : os neurônios , células geralmente com longos prolongamentos  e  vários tipos de células da glia ou neuróglia , que sustentam os neurônios  e participam de outras funções importantes .
No SNC há uma segregação entre os corpos celulares dos neurônios e seus prolongamentos . Isso faz com que sejam reconhecidas no encéfalo e na medula espinhal  duas porções distintas  denominadas de substância branca e substância cinzenta .
Substância cinzenta tem esse nome por mostras essa coloração  quando observada macroscopicamente, formada principalmente por corpos celulares dos neurônios e células da glia, também tendo prolongamentos de neurônios .
Substância branca não tem corpos celulares de neurônios, é constituída por prolongamentos de neurônios e por células da glia, Tendo esse nome por causa de um material esbranquiçado, denominado de mielina que reveste os axônios que são os prolongamentos dos neurônios .

Figura 1; Medula espinhal. Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html

Figura 2; Medula espinhal. Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html
             
Neurônios
As  células nervosas ou neurônios são responsáveis pela recepção , transmissão e processamento de estímulos .
Os neurônios são formados pelo corpo celular ou pericário .
Os neurônios apresentam morfologia complexa , porém quase todas apresentam três componentes
*Dendritos,  prolongamentos numerosos, especializados na função de receber estímulos do meio ambiente , de células epiteliais sensórias e  de outros neurônios
*Corpo celular ou pericário , que é o centro trófico da célula também capaz de receber estímulos
*Axônio , prolongamento único , especializado na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio para outras  células(nervosas , glandulares ,  musculares )
Os neurônios podem ser classificados por :
* Neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos celulares.
*Neurônios peseudounipolares,que apresenta próximo ao corpo celular, prolongamento único , mas o mesmo logo se divide em dois , dirigindo-se um ramo para a periferia e outre o para o sistema nervoso central .
*Neurônios bipolares,  que tem um dendrito e um axônio .
       
Corpo Celular
O corpo celular ou pericário é a parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma envolvente do  núcleo .
O corpo celular dos neurônios é rico em reticulo endoplasmático granuloso , que forma agregados parelelas, entre quais ocorrem numerosos polirribossomos livres. A quantidade de retículo endoplasmático granuloso varia com o tipo e o estado funcional dos neurônios , sendo mais abundante nos maiores , particularmente nos neurônios motores .
     
Dendritos
A maioria das células nervosas tem numerosos dendritos, que aumenta consideravelmente a superfície celular, tornado possível receber e integrar impulsos trazidos por numerosos terminais   axônicos de outros neurônios .
     
Axônio
Cada neurônio contém apenas um único axônio, que é um cilindro de comprimento e diâmetro  variáveis conforme o tipo de neurônio .
      
Figura 3; Nervo. Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html

Figura 4, Nervo. Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html

Comunicação Sináptica
A sinapse é responsável  pela transmissão unidirecional dos impulsos nervosos. As sinapses são locais de contato  entre os neurônios  ou entre neurônios e outras células efetoras, por exemplo : células musculares e células glandulares.
A função da sinapse é transformar sinal elétrico (impulso nervoso) do neurônios pré -sináptico  em um sinal químico que atua na célula pós -sináptica. A maioria das sinapses transmite informações  por meio da liberação de neurotransmissores .
Neurotransmissores são substância que quando combinam com proteínas receptoras , abrem  ou fecham canais iônicos ou então desencadeiam uma cascata na célula pós -sináptica que produz segundo mensageiros intracelulares.

Células da glia
*Oligodendrocitos e células de Schwann
Os oligodendrocitos produzem as bainhas de mielina  que servem como isolantes elétricos para os neurônios do  sistema nervoso  central. Os oligondendrócitos tem prolongamentos que se enrola em volta dos axônios , produzindo a bainha de mielina
*Astrócitos
São células de forma estrelada com múltiplos processos irradiando do corpo celular. Essas células apresentam feixes de filamentos intermediários constituídos pela proteína fibrilar ácida da glia, que reforçam a estrutura celular .
Os astrócitos ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e a pia–máter (uma delgada camada de tecido conjuntivo  que reveste o sistema nervoso central ).

Meninges
O sistema nervoso central esta contido e protegido na caixa craniana e no canal vertebral, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges.
As meninges são formadas por três camadas que de fora pra dentro, são as seguintes: dura-máter , aracnoide, pia-máter .

Barreira hematencefálica
É uma barreira funcional que dificulta a passagens de determinadas substâncias, como alguns antibióticos , agentes químicos e toxinas, do sangue para o tecido nervoso.

Fibras nervosas
São constituídas por um axônio e suas bainhas envoltórias . Grupos de fibras nervosas formam os feixes ou tratos do SNC e os nervos do SNP.

Figura 5, Corte da língua.Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html

Fibras amiélicas
Tanto no sistema nervoso central como periférico nem todos os axônios são recobertos por mielina. As fibras amielínicas periféricas são também  envolvidas pelas células de schewann, mas nesse caso não ocorre nenhum enrolamento espiral.

Fibras mielínicas
Nas fibras mielínicas  do sistema nervoso periférico, a membrana plasmática da célula de schewann se enrola  em volta do axônio . Essa membrana enrolada se funde, dando origem á mielina, um complexo lipoproteico branco que é parcialmente  removido pelas técnicas  histológicas. Assim a mielina é constituída por diversas camadas da membrana celular modificada. Essa membrana tem maior proporção de lipídios do que as membranas celulares  em geral .

 Gânglios
Os acúmulos de neurônios localizados fora do sistema nervoso central são chamados de gânglios nervosos.

Gânglios sensoriais
Os gânglios recebem fibras aferentes  , que levam impulso do sistema nervoso central . Há dois tipos de gânglios sensoriais . Há dois tipos gânglios sensoriais . Alguns são associados aos nervos cranianos(gânglios cranianos) e outros se localizam nas raízes dorsais dos nervos espinais (gânglios espinais ).
    Gânglios  do sistema nervoso autônomo
Os gânglios do sistema nervoso autônomo aparecem, geralmente, como formações bulbosas ao longo dos nervos do sistema  nervoso autônomo, localizando no interior de alguns órgãos, principalmente no tubo digestivo , formado os gânglios intramurais .

Figura 6; Corte da língua. Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html

Sistema nervoso autônomo
Relaciona–se com controle da musculatura lisa , com a modulação do ritmo  cardíaco e com a secreção de algumas glândulas.
Sua função é ajustar algumas atividades do organismo, a fim de manter a constância
O conceito do sistema nervoso autônomo é principalmente funcional. Anatomicamente ele é  formado por aglomerados de células nervosas localizados no sistema nervoso central , por fibras que saem do sistema nervoso central através  de nervos cranianos e espinais  e pelos gânglios nervosos situados no curso dessas fibras .

Figura 7; Medula espinhal. Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html

Figura 8; Medula espinhal. Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html

Figura 9; Medula espinhal. Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html

Figura 10; Medula espinhal.Fonte:http://histologiaufrn.blogspot.com.br/2008/07/tecido-nervoso.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário